
Onde Está o Desejo?

Não dá pra saber exatamente o que faz uma pessoa ter baixa na libido e, consequentemente, não ter desejo de fazer sexo. Pra uma pessoa normal – entendamos por normal aquele indivíduo que tem relações sexuais de 2 a 3 vezes por semana – deve ser estranho encontrar alguém que diga não sentir desejo, nunca.
Pra uma mulher, essa situação parece ser ainda mais esquisita, já que ela é o único ser detentor de um órgão corporal exclusivo para o prazer. E no entanto, são justamente elas – as mulheres – as mais afetadas quando o assunto é libido.
Daí que existem algumas explicações para o que parece ser inexplicável, afinal, pra quem não sente vontade de se relacionar sexualmente, até mesmo com o próprio parceiro, nada do que se diz por aí parece fazer sentido. Ou porque a pessoa não entende o que se passa com o próprio corpo ou porque a pessoa não está preparada para encarar a realidade dos fatos.
Mas aqui, minha missão é apresentar possíveis motivos pelos quais as pessoas sentem desejo em níveis diferentes, então, se você por acaso está passando por algo semelhante (pouco desejo ou muito desejo), o que vem a seguir pode ser uma luz no fim do túnel, dá uma olhada:
Hormônios Desregulados
Vamos começar com as coisas mais concretas que é o que a ciência pode explicar. Assim como existe uma queda nos números de glóbulos brancos quando nossa imunidade fica baixa, a libido pode ser explicada com quantidades (maiores ou menores) de hormônios dentro da gente.
“Hormônios são secretados todos os dias pelas glândulas sexuais, viajam pelo sangue, são metabolizados no fígado e, finalmente, eliminados na urina. Mas se uma pessoa tem alguma queda na produção deles, não há estímulo que leve à excitação.” (https://super.abril.com.br/ciencia/ciencia-do-desejo/)
Serotonina, aminoácidos, dopamina, acetilcolina… tantos nomes estranhos, não é mesmo? Cada um deles, assim como outros que não vem ao caso citar aqui, desempenham um papel para o ato sexual. Se um deles não estiver funcionando como deveria, pode ser a razão pela qual uma pessoa acredite que não gosta de sexo.
Memórias Acessadas
O mecanismo do tesão é gerado por algum estímulo que leva ao acesso de situações prazerosas guardadas na memória.
1 – Os estímulos chegam ao cérebro através dos cinco sentidos ou provocados pela imaginação.
2 – O cérebro tem áreas específicas para receber esses estímulos.
3 – Cada informação é buscada no arquivo de coisas agradáveis e desagradáveis guardadas no sistema límbico, região também ligada aos instintos.
4 – O córtex cerebral analisa o “relatório” do sistema límbico e toma (ou não) a decisão de liberar as substâncias que vão excitar o sistema nervoso. (https://clubedemulher.com.br/o-que-e-o-libido-e-como-funciona-em-seu-corpo)
Se o indivíduo nunca passou por uma situação sexual prazerosa, não há memórias para vincular ao estímulo. Pode acontecer também que a situação de prazer sexual esteja vinculada à dor, perda ou algum outro trauma, podendo forçar o cérebro a entrar num estado de defesa, não permitindo que a pessoa encontre o prazer pra que ela também não encontre a dor que a envolve. E quanto mais a pessoa passa por experiências prazerosas, mais ela quer repetir a sensação de prazer.
Falta de estímulos
Muitas vezes o problema com a libido está só na cabeça de quem não sente desejo. Às vezes o relacionamento está desgastado, precisando de umas novidades; outras vezes é o parceiro que não ajuda. Como num círculo vicioso, onde um não se sente atraente o suficiente e o outro não se sente atraído o suficiente pra que os dois entrem em conexão.
E isso não é aplicável somente àqueles que vivem relacionamentos estáveis mas também serve praqueles que ainda estão em busca de um companheiro e não sentem atração sexual por ninguém. Pode ser que o estímulo esteja em falta – não recebem um olhar instigante, não são elogiados, não ganham sorrisos de ninguém. Bem como pode ser que falte um estímulo interno, falte amor-próprio e assim, essas pessoas não consigam nem mesmo perceber quando estão sendo observados e desejados por outros para dessa forma, criar um estímulo bom o suficiente para despertar qualquer desejo.
Seja você mesmo Nada é mais gostoso do que viver em paz consigo mesmo, independente do que dizem ser bom ou ruim. É bem possível uma pessoal viver uma vida plena e feliz sozinha, sem sentir desejos ou fazer sexo e isso não é da conta de ninguém. Só é problema quando a pessoa quer ter uma vida sexual ativa mas não sente vontade pra isso. Se é o seu caso, ou se você conhece alguém que se encaixa nesse perfil, procure ajuda especializada. Psicólogos, médicos, sexólogos, são profissionais capazes de ajudar qualquer pessoa a superar eventuais incômodos pra seguir na vida com mais tranquilidade.

Noite da Lingerie

O que é vaginismo
Você pode gostar

Pompoarismo
janeiro 31, 2023
Diferença Entre Monogamia e NMC
setembro 24, 2023