Saúde

Pompoarismo

É um exercício que consiste na contração dos músculos do períneo e da vagina, trazendo diversos benefícios para a saúde. Apesar de ser mais popular entre pessoas com vaginas, esta técnica beneficia todos os indivíduos que buscam conhecer melhor o próprio corpo e ter mais prazer nas relações sexuais.

É importante lembrar que o corpo humano necessita se exercitar para manter-se em bom funcionamento. Muito se fala em trabalhar os músculos da perna, dos braços, do abdômen… mas os músculos pélvicos caem no esquecimento devido ao enorme tabu envolvendo a sexualidade.

Benefícios

Alívio das cólicas menstruais

Aumento da libido

Aumenta a autoconfiança

Diminui ansiedade por desempenho sexual

Colabora na regulação da menstruação

Previne infecções na região íntima

Diminui a incontinência urinária

Melhora sintomas da menopausa

Fortalece os músculos do assoalho pélvico

Proporciona maior prazer no momento do sexo

Facilita atingir orgasmo

Como Fazer:

  • Sente-se ou deite em um lugar confortável e calmo;
  • Contraia a musculatura do assoalho pélvico durante alguns segundos, você vai sentir o ânus e a vagina contraindo, é normal na primeira vez;
  • Depois, relaxe e solte a musculatura e descanse por alguns segundos;
  • Repita o procedimento 10 vezes seguidas.

Você pode utilizar acessórios para realizar o pompoarismo para se concentrar melhor e sentir a musculatura com mais firmeza. Mas atenção às contraindicações:

DIU – se foi colocado recentemente ou está fora do lugar pode provocar dores.

Menstruação – durante esse período o uso de acessórios no pompoarismo e contraindicado.

Além disso, é importante verificar com um médico se seu corpo está apto para esta prática. Em caso de começo de gestação, endometriose ou inflamações o pompoarismo não é indicado, com ou sem acessórios.

Acessórios indicados

Bolinhas tailandesas

Introduzir uma a uma na vagina apenas com a contração dos músculos e depois, da mesma forma, expulsá-las.

Vibradores

Mesmo exercício das bolinhas, introduzir e expulsar utilizando as contrações dos músculos. Para o pompoarismo, escolha um vibrador de base larga para evitar que ele entre demais e machuque o colo do útero.

Cones vaginais

O exercício com cones vaginais consiste em introduzi-los no canal vaginal e conseguir segurá-los por um tempo determinado. Serve para fortalecer a musculatura da região. Cada cone tem um peso diferente, portanto, se o cone escorregar, está leve demais. Se cair, pesado demais. Se ficar e exigir o seu controle, é o peso correto.