Lifestyle

8 Coisas Para Comemorar no Dia Da Mulher

Você pode até não gostar do movimento feminista, mas não dá pra ignorar que as conquistas dele proporcionam uma vida muito melhor para as mulheres do que era antes. Imagina ter que pedir autorização para o pai, marido ou irmão para fazer qualquer coisa na sua vida?

Infelizmente, mulheres ainda são vistas por muitos homens como propriedade, que eles mandam e desmandam como bem entendem. Para os haters de mulheres, o movimento feminista é bobagem e não deve, nunca, ser levado a sério. Mais triste é ver que muitas mulheres encaram o tradicionalismo machista como única opção de vida aceitável.

Bem… mesmo para estas, as conquistas do feminismo ao longo dos tempos são muito bem vindas. Ou você acredita mesmo que nenhuma delas use e abuse desses direitos abaixo?

1 – Ter seu próprio cartão de crédito

Até 1974 uma mulher solteira não podia ter cartão de crédito, e as casadas precisavam da permissão por escrito do marido.

2 – Jogar futebol

Nenhuma mulher podia jogar futebol, era proibido por lei (de 1941 a 1979). Somente em 1983 é que houve a regulamentação do futebol feminino no Brasil.

3 – Casar sem ser virgem

Não ser virgem era motivo para divórcio até o ano de 2002, quando o Código Civil Brasileiro extinguiu o artigo que permitia tal ação.

4 – Usar biquíni

Nem mesmo nosso querido biquininho escapou ileso! No governo Jânio Quadros a peça de banho era proibida no Brasil.

5 – Trabalhar

Até 1962 as mulheres não tinham direito de trabalhar fora de casa sem que o marido, seu possessor, autorizasse. Tampouco eram remuneradas por seu trabalho em casa (até hoje ser dona de casa não é considerado ‘trabalho’ na sociedade brasileira).

6 – Direito ao divórcio

Antes de 1977 os casais não podiam se divorciar. E mesmo após a lei do divórcio, inúmeras mulheres seguiram infelizes e inseguras em seus casamentos com medo de sofrer discriminação e preconceito da sociedade.

7 – Fazer faculdade

O ingresso de mulheres nas faculdades foi permitido somente em 1879. Nossa, mas faz tanto tempo… Pois é. Se considerarmos que a primeira faculdade foi aberta em 1088, demorou meros 791 anos para que as mulheres adquirissem o mesmo direito que os homens.

8 – Crimes contra mulheres

A Lei Maria da Penha, a Lei de Importunação Sexual e a Delegacia da Mulher possibilitaram uma maior visibilidade para os crimes cometidos contra as mulheres. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada 10 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. E a cada 7 horas uma mulher é vítima de feminicídio.

“A misoginia é, de longe, o mais antigo e estrutural de todos os preconceitos. Contra essa mentalidade tão nociva para a sociedade, o pensamento feminista é uma revolução, em todas as suas muitas vertentes.” 

Leandro Karnal