Sexualidade

O Corpo Escolhe o Parceiro Sexual

A gente não escolhe nossos parceiros sexuais, é o nosso corpo quem faz essa escolha por nós. Acreditam nisso? Essa é mais uma novidade da série descobertas científicas. Segundo pesquisadores, o responsável por escolher o parceiro sexual ideal não é o tesão, nem a razão: é o sistema imunológico!

O estudo chegou à conclusão que o motivo da escolha seria a complementação daquilo que falta em nós, ou seja, nossos parceiros sexuais ideais teriam o HLA (antígeno leucocitário humano) bem diferente do nosso, explicando tamanha atração.

Os cientistas descobriram que os casais mais felizes e satisfeitos sexualmente eram os que apresentavam as maiores diferenças entre os antígenos leucocitários, e isso estaria diretamente ligada à sobrevivência da espécie humana. Acontece que os filhos herdam elementos do sistema imunológico do pai e da mãe e ter relações sexuais com pessoas de HLA distintos aumentariam a possibilidade dos descendentes serem resistentes a um número maior de doenças.

Mas o mais interessante é que são os neurônios do olfato que identificam esse tal de HLA antes mesmo de termos qualquer consciência disso. Quer dizer que tudo acontece a partir do cheiro da pessoa e como ele chega até nós! E agora eu pergunto onde estão os estudos dizendo qual é o cheiro ideal? Ou mesmo, será que existe um cheiro ideal?

Como não temos respostas para isso, imagino que exista gosto pra tudo. Às vezes, o que é mau cheiro para uns pode ser fator de atração para outros. Será que adianta colocar perfume? Será que adianta passar cremes, desodorantes e tantos outros produtos cheirosinhos?

Para nossa alegria, esse estudo não descarta a capacidade humana de dominar o próprio instinto sexual. E traz mais um reforço para a popular ideia de que os opostos realmente se atraem. Então, amores, quando forem a algum lugar com pessoas muito diferentes de vocês, pode ser ali mesmo que terão o melhor encontro de suas vidas.

https://www.nature.com/