O Fim Inevitável
Em nossa dificuldade de aceitar que todos chegaremos ao mesmo fim inevitável, nós, seres humanos, criamos as mais diversas distrações, fantasias e crenças.
Nos apegamos a elas com tanto afinco a ponto de maltratar outras pessoas, tudo para não encarar a dor da única certeza neste mundo: a morte.
Hoje é um dia de saudade, de dor, de lembranças… mas pode ser também um dia de mudanças. Mudar nossa atitude frente ao universo, às pessoas, à nossa própria vida. Afinal, o que estamos fazendo com ela (a vida) enquanto podemos?
Vivemos em função do ódio querendo destruir cada pessoa que nos desagrada? Ou vivemos buscando paz, reconciliação, sorrisos, abraços? Como serão os últimos momentos da nossa vida – que podem ser esses mesmos de agora?
Lya Luft foi uma grande escritora, alguns meses de sua morte, durante o período de isolamento por causa da pandemia, escreveu um texto sobre a morte. Eu gostaria de compartilhá-lo aqui:
A cada minuto alguém abandona esse mundo. Não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente. Não dá para voltar pro “fim da fila”. Não dá para sair da fila. Nem evitar essa fila. Então, enquanto esperamos a nossa vez: Faça valer a pena cada momento vivido aqui na Terra. Tenha um propósito. Motive pessoas! Elogie mais, critique menos. Faça um “ninguém” se sentir um alguém do seu lado. Faça alguém sorrir. Faça a diferença. Faça amor. Faça as pazes. Faça com que as pessoas se sintam amadas. Tenha tempo para você. Faça pequenos momentos serem grandes. Faça tudo que tiver que fazer e vá além. Viva novas experiências. Prove novos sabores. Não tenha arrependimentos por ter tentado além do que devia, por ter valorizado alguém mais do que deveria, por ter feito mais ou menos do que podia. Tudo está no lugar certo. As coisas só acontecem quando têm quem acontecer. Releve. Não guarde mágoas. Guarde apenas os aprendizados. Liberte o rancor. Transborde o amor. Doe amor. Ame, mesmo quem não merece. Ame, sem querer receber nada em troca. Ame, pelo simples fato de você vibrar amor e ser amor. Mas sempre, ame a si mesmo antes de qualquer coisa. Esteja preparado para partir a qualquer momento. Você não sabe seu lugar na Fila, então se prepare para deixar aqui apenas boas lembranças. Suas mãos vão embora vazias. Não dá para levar malas, nem bens… Se prepare DIARIAMENTE para levar consigo, somente aquilo que tens guardado no coração.