Saúde

O que é vaginismo

Este artigo é meramente informativo e não substitui diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre um profissional de saúde.

Você sente dor ao ter relações? Fica com receio do desconforto e percebe seu corpo tenso e desconfortável antes mesmo da penetração?

Vaginismo é a contração involuntária dos músculos perineais na introdução do pênis, dedos, absorvente ou qualquer objeto. Uma desordem psicológica manifestada pelo medo e ansiedade da penetração, gerando tensão na musculatura da região pélvica. Isso pode ser causado por:

  • Fatores físicos como cistite, menopausa, endometriose e infecções.
  • Fatores psicológicos como experiências sexuais negativas anteriores, medos por conta de uma educação sexual rígida ou incorreta, crenças sexuais inadequadas.

Durante esse transtorno, a mulher tem vontade de manter relações sexuais, mas começa a evitá-las com medo de sentir dor. O corpo antecipa o desconforto e se contrai involuntariamente, veja:

Ciclo da dor no vaginismo

Tratamento

  • Psicólogo e sexólogo: tratamento da ansiedade antecipatória, adequação de crenças relacionadas ao sexo, exploração corporal e relaxamento muscular.
  • Fisioterapeuta pélvico: exercícios e métodos que auxiliam no relaxamento a musculatura em volta da vagina como uso de massagens especificas e dilatadores.
  • Ginecológico ou psiquiátrico: algumas mulheres relatam melhoras ao tomarem medicações que aliviam a ansiedade e dor crônica. No entanto, esse tipo de tratamento não trata o transtorno, apenas gera uma pequena melhora temporária para que o cliente possa ter resultados mais rápidos durante a terapia ou a fisioterapia.